Uma pessoa ao lado de uma lata grande

abridor de latas ou abre-latas foi inventado em 1855 pelo inglês Robert Yates. O curioso da história do abridor de latas é que ele só foi inventado mais de 45 anos depois das primeira latas de conservas, que surgiram em 1813. Acho que descobriram que abrir latas com um martelo e uma talhadeira não era assim tão fácil e prático. E também porque o material de que eram feitas as latas mudou um pouco. As primeiras latas possuíam grossas paredes de ferro que para serem abertas exigiam o uso do cinzel e do martelo (e no caso dos soldados com a ponta da baioneta ou o tiro do fuzil). Só em 1825 que as latas foram feitas com um material mais fino, e fácil de ser aberto.

Lá no meio do Século XIX, o mundo vivia uma época onde a industrialização aflorava. Nos mercados, começam a surgir os enlatados, principalmente conservas, óleos, tanto comestíveis quanto industriais, tomates, ervilhas e sardinha. Imagina a dificuldade pra abrir uma lata, sem um abridor de latas. Foi então que Robert Yates, pra suprir essa nova demanda que havia se criado, inventou o abridor de latas.


Mas não pense que só servia pra abrir latas. Naquele tempo já existia cerveja, engarrafada, e com tampinha, isso mesmo, aquela tampinha chata. E Robert Yates incorporou mais uma função ao abridor de latas. Então tentem imaginar o objeto, que na lateral tinha o “dente” que abria as latas, e na cabeça dele, o semi-círculo dentado, que facilitava a vida dos consumidores de cerveja. O nome do objeto? Cabeça-de-boi. Nome bonito, né?


Pouca gente dá valor a um objeto tão simples como esse, mas a vida seria muito difícil sem ele.


Existe uma grande variedade deste utensílio, desde o tipo mais simples e sem partes móveis, que se encontra em muitos canivetes, até aos mais comuns que possuem uma lâmina circular que roda com uma manivela (ou com um motor elétrico), ao mesmo tempo que uma roda dentada faz mover a lâmina à volta da lata.


O design atual preconiza este pensamento, o aproveitamento total da peça, disponibilizando mais de uma função ao usuário, e principalmente, tornando-o agradável aos olhos. Hoje em dia, o diferencial de um produto não pode ser apenas a beleza, ou apenas a forma, e sim a fusão, em proporções adequadas dessas duas qualidades.


O abre-latas foi inventado em 1815, mas a primeira pessoa a patenteá-lo foi o inventor estado-unidense Ezra Warner em 1858; o de roda cortante foi inventado por William Lyman em 1870.

Fonte: http://grandlarutilidades.blogspot.com/2011/07/voce-conhece-historia-do-abridor-de.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *