Jogo de facas

No mercado atual, dentre todos os produtos que não conseguem cumprir suas funções, não há nenhum que seja encontrado em tão grande quantidade quanto amoladores de facas (exceto, talvez, máquinas para fazer exercícios sem esforço). No entanto, há muitas maneiras de afiar uma faca que realmente funcionam. Este artigo destaca os erros mais comuns.

Usando Pedra de Amolar

Escolha a inclinação para afiar a faca. Se você já sabe que ângulo foi usado para afiá-la, mantenha o mesmo. Usar uma inclinação diferente da original consome mais tempo e esforço.

  • Se você desconhece o ângulo apropriado, pergunte ao fabricante de sua faca ou pesquise em uma loja de facas de boa reputação.
  • Caso decida se arriscar, escolha um ângulo de 10° a 30° para cada lado. Quanto mais deitada você deixar a faca, mais afiada ficará o fio, mas o resultado durará menos. Por outro lado, quanto mais em pé, mais tempo vai durar a afiada. Um bom meio-termo seria uma inclinação entre 17° e 20°.

Lubrifique a pedra de amolar usando óleo mineral. Um óleo de consistência leve facilita o deslize da lâmina sobre a pedra, além de evitar que as partículas que se desprendem do metal acabem entupindo os poros da mesma.

  • Verifique as orientações do fabricante para a lubrificação da pedra. As pedras de amolar mais comuns são feitas de carborundo para serem usadas tanto úmidas quanto secas, mas se forem lubrificadas com óleo, podem ser destruídas. Porém, há algumas pedras que são feitas especificamente para serem lubrificadas com óleo.

Mantenha o ângulo certo com uma guia. Se não tiver uma, você terá que controlar a inclinação da faca manualmente, o que é muito difícil e requer uma ótima percepção de ângulos.

  • Uma das partes mais difíceis da tarefa de amolar uma faca é acertar o ângulo. Para facilitar esse processo, experimente passar canetinha nos dois lados da lâmina. Conforme você vai afiando, confira se a tinta está saindo.

Comece pelo lado mais áspero da pedra. Ele é usado para preparar a lâmina para ser afiada.

Para deixar o fio de corte simétrico, amole a faca arrastando-a pela pedra na direção oposta à que você usaria se quisesse cortar uma fina camada de pedra.Isso criará uma rebarba e prolongará a vida útil da pedra.

Continue amolando no ângulo definido até alcançar por volta da metade do aço. Não é necessário medir com precisão. Para lâminas de um gume (amolação Scandi, amolação com buril, etc.), não vire a faca quando for orientado a fazê-lo neste artigo.

Vire a faca e amole o outro lado da lâmina até criar um novo corte. A maneira mais fácil de saber se você já removeu uma quantidade suficiente de metal é permanecer amolando até surgir uma rebarba. Rebarbas são formadas naturalmente pelo aço quando um chanfro é desgastado até encontrar o outro.

  • Na maioria das vezes, as rebarbas serão pequenas demais para serem vistas, mas você poderá senti-las passando seu polegar pelo fio da lâmina. Pedras mais puras produzirão rebarbas ainda menores.

Vire a pedra para ficar com o lado menos áspero para cima e comece a afiar o outro lado da lâmina. O objetivo é tirar as rebarbas criadas ao afiar-se com o lado mais áspero da pedra. Dessa forma o fio da lâmina ficará mais afiado.

Vire a faca e continue afiando com o lado menos áspero da pedra.

Comece a alternar os lados. Passe a faca uma só vez sobre a pedra, e então vire a lâmina e faça o mesmo do outro lado. Repita esse processo várias vezes para um melhor resultado.

Se desejar, você pode continuar até que o fio fique bem liso, sem rebarbas.Assim ele cortará melhor ao ser empurrado contra a tábua de cortar. Por outro lado, a falta das rebarbas vai dificultar a tarefa de cortar cascas de tomate, por exemplo.

Quer saber mais?
acesse o site: https://pt.wikihow.com/Afiar-uma-Faca

Fonte: https://pt.wikihow.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *